As redes de supermercados Big e Nacional – bandeiras do grupo Wal-Mart nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul – lançaram o programa “Cliente Consciente Merece Desconto”, que oferece desconto a clientes que não utilizarem sacolas plásticas para embalar suas compras. A iniciativa já está em funcionamento nas unidades Bompreço e Hiper Bompreço do Nordeste.
Segundo o grupo, o objetivo é a conscientização dos clientes para a redução da utilização da embalagem plástica e do impacto causado ao meio ambiente. As lojas repassarão, integralmente e no caixa, o custo das sacolas plásticas que os clientes deixarão de usar – R$ 0,03 por sacola. A cada cinco produtos, o consumidor recebe o valor de uma sacola. Se comprar mais produtos e não usá-las, o abatimento será calculado proporcionalmente. A meta da empresa é reduzir em 50% o uso dessas embalagens até 2013.
Nordeste
Na região Nordeste, o programa foi testado durante três meses – de dezembro a fevereiro – nas unidades Bompreço e Hiper Bompreço de Salvador e Recife, alcançado resultados positivos, com mais de R$ 35 mil de crédito nas compras dos clientes, o que representa uma redução no consumo de 1 milhão de sacolas plásticas.
Para a gerente de Assuntos Corporativos do Wal-Mart, Maria Isabel Jaekel da Silva, o programa envolve uma mudança de hábito da população, porém, a maior dificuldade é cultural. “Estamos dando um passo para conscientizar o consumidor. É um processo que leva algum tempo e, por isso, é importante que os consumidores entendam o porquê da necessidade de mudança de atitude. O cliente consciente saberá usar a criatividade para participar do programa”, concluiu.

