A Black Friday no Brasil, marcada para sexta-feira, dia 27 de novembro, promete quebrar todos os recordes de vendas em uma única data. A previsão de negócios com as promoções oferecidas nas 24 horas de evento, mais o final de semana que se segue, é de R$ 1,85 bilhão para o varejo eletrônico.
Os dados são Conversion, agência que atua com gestão de SEO em sites de médio e grande porte, estimam um crescimento de aproximadamente de 42% no volume de vendas no País em comparação com a edição anterior, quando foi registrado um faturamento de R$ 1,3 bilhão.
A pesquisa foi realizada no mês de outubro e contou com a participação de mais de 200 consumidores conectados à internet. Para Diego Ivo, CEO da Conversion, a crise econômica brasileira não foi capaz de afetar, de forma significativa, o comércio eletrônico nacional, que tem registrado bons resultados nos últimos anos.
“Pelo fato de a compra online oferecer mais comodidade ao consumidor, possibilidade de comparativo de preço e promoções exclusivas da Internet, o e-commerce brasileiro é hoje um dos poucos setores que não foram tão afetados pela queda da atividade econômica do País”, afirma Ivo. “Mesmo com o poder de compra reduzido, a tendência do consumidor é aproveitar as ofertas da Black Friday para adquirir um produto ou serviço desejado e até mesmo fazer as compras antecipadas de Natal”, completa.
APAS incentiva e orienta supermercados para a Black Friday
Na visão da Associação, a data será uma boa oportunidade para o setor supermercadista recuperar as vendas prejudicadas este ano pela instabilidade econômica.
Entretanto, algumas recomendações devem ser levadas em consideração, com destaque para o cumprimento à risca do Código de Defesa do Consumidor. É sabido que alguns comércios elevam os preços dos produtos de forma exagerada dias antes da data e, desta forma, o desconto acaba “sendo maquiado”.
Outra dica é trabalhar a comunicação visual da loja. Desta forma, o papel do cartazista torna-se essencial para que as promoções ganhem destaque aos olhos dos consumidores.
O presidente da APAS, Pedro Celso, acredita que o apoio à data é importante não só por aumentar as vendas, mas por ser uma oportunidade de aproximar o comércio dos clientes. “O estabelecimento que oferecer maior vantagem de compra será preferido pelo consumidor, que, mais do que nunca, estará atento e exigente aos preços e à qualidade no atendimento”, comenta.
Otimista, o presidente faz questão de frisar que o dia 27 é importante para que o comércio possa melhorar seu desempenho investindo em mais valor agregado ao proporcionar descontos e promoções ao cliente.
“O varejo supermercadista não vai medir esforços para atrair o consumidor, mas será preciso muita criatividade para desenvolver estratégias e oferecer vantagens. Tudo isso unido à precificação inteligente permitirá aos supermercados agradar e fidelizar seu maior patrimônio, as pessoas”, complementa.
O que é a Black Friday?
Trata-se do maior evento de descontos do comércio varejista dos Estados Unidos e ocorre todos os anos na sexta-feira após o feriado do Dia Nacional de Ação de Graças (Thanksgiving). O evento dá o pontapé inicial e oficial na temporada de compras de final de ano nos EUA e o sucesso é consequência dos descontos imperdíveis em um período muito próximo ao Natal.
No Brasil, a “Black Friday” chegou em 2010 com exclusividade no comércio eletrônico. Em 2011, o Extra inovou e foi a única rede a expandir a ação para as lojas físicas.