Segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), a Black Friday também estimulou as vendas de itens de cesta básica em 2015 e não apenas de produtos de maior preço. O indicador, que acompanha a evolução do varejo brasileiro com base nos pontos de vendas de credenciados da Cielo, apontou que o setor de supermercados e hipermercados teve crescimento de 14% ante o mesmo período do ano anterior.
O ritmo superou o patamar em torno de 8% de crescimento nos meses anteriores, também na comparação com 2014. As compras de itens de supermercado pela internet também subiram. O desempenho do setor no e-commerce, apenas no dia da Black Friday, 27 de novembro, superou em 38% a mesma data de 2014.
O crescimento geral do e-commerce na Black Friday 2015 foi de 42,6% para a receita de vendas contra um ritmo de 66,5% de crescimento observado em 2014. Já o varejo total, incluindo lojas físicas, teve alta de 14,5% nas vendas contra 24% um ano antes.
Fonte: Jornal Estado de Minas – MG