A APAS monitora e orienta seus associados em relação ao preço de produtos durante este período de pandemia. O objetivo é repassar para o consumidor final somente o que vem do distribuidor. “Sabemos que a formação de preço considera diversos componentes e isso precisa ser esclarecido para nossos consumidores”, afirmou Ronaldo dos Santos, Presidente da APAS.
A perspectiva da APAS para as próximas semanas de pandemia é de que os preços de itens de hortifrúti continuem oscilando, enquanto batata, café e feijão, por exemplo, mantenham-se em crescimento. “O preço do petróleo caiu 61% desde o início da pandemia pelo Coronavírus, o que ajuda a diminuir os custos de logística e transporte. O que faz o preço subir neste cenário é a falta de mão de obra”, diz Thiago Berka, Economista da APAS.
Para levar estas informações para o consumidor final, a APAS vem desenvolvendo materiais que são atualizados constantemente. No portal da entidade, existe uma cartilha com procedimentos e orientações completas para toda a cadeia. “Já estamos na quarta versão da cartilha, com novas orientações.e materiais cada vez mais ricos, elaborado por profissionais que explicam qual o papel do supermercado neste momento”, contou Fabiano Benedetti, gerente da unidade de Marketing e negócios da APAS.