Os primeiros sete dias do mês de junho foram responsáveis por um crescimento de 8% nas vendas dos supermercados de 10 estados brasileiros, se comparado ao mês anterior. Foi o que constatou uma pesquisa feita pela empresa de inteligência de mercado, Horus, após analisar milhões de notas fiscais.
O estudo também mostra aumento de 10% em relação ao número de itens comprados nos supermercados, com destaque para leite, farinha de trigo e feijão, todos com aumento de 15% nas vendas. Porém, o índice de gastos dos brasileiros com produtos supérfluos tiveram queda de 9%, considerando apenas a categoria de bebidas não-alcoólicas.
Os dados coletados pela Horus no período posterior a segunda parcela do auxílio emergencial apontam também para o crescimento de 4% em gastos com produtos de limpeza, principalmente sabão para lavar roupa, detergente e água sanitária. Além disso, a pesquisa mostra que em supermercados tradicionais houve um aumento médio de 7% no valor da compra de bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja, com aumento de 24% no ticket médio, seguido por vodka (8%) e vinho (4%).