O feriado do Natal é conhecido pelo comércio como um dos alavancadores de vendas. Para o varejo, é sempre uma oportunidade de oferecer produtos que são do interesse do consumidor, propenso a comprar, pois segue a tradição de preparar festas e a ceia da noite natalina. Como, então, não perder essa oportunidade?
Apesar do momento repleto de incertezas no comércio,. Esse é o dado de uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). Em comparação com anos anteriores, o desempenho ficará abaixo. Todavia, diante da atual conjuntura econômica, com expectativa de queda no PIB de 3,5%, o resultado é um ótimo sinal.
Segundo Rodrigo Mariano, gerente de Economia e Pesquisa da APAS, o setor acredita no aumento das vendas, exatamente porque as pessoas não devem investir em bens duráveis e mais caros neste final de ano.
“A instabilidade econômica e a falta de otimismo, diante do aumento do desemprego, fará as pessoas deixarem de investir na troca do carro, ou mesmo naquela sonhada viagem, o que nos indica que, neste ano, elas farão uma ceia mais generosa.”
O momento é desafiador, entretanto, existem algumas estratégias que o supermercadista pode adotar para atrair ainda mais a atenção dos clientes e evitar a fuga para a concorrência. Lembre-se de uma coisa: o Natal acontece dentro da loja e oferecer esse momento lúdico para o cliente é crucial para despertar o desejo de fazer uma celebração mais bonita e completa.
Estratégias para agregar ao marketing da empresa:
Invista no e-commerce
Com sete lojas, a rede paulistana Mambo criou uma página que reúne produtos típicos de Natal para venda on-line. A estratégia surtiu efeito, uma vez que a procura por itens típicos apresentou crescimento de 46%. Entre os produtos que podem ser adquiridos na página estão aves, peixes, cestas, panetones e sobremesas prontas;
Ofereça também uma ceia saudável
Segundo pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), realizada em parceria com as empresas Nielsen e Kantar Worldpanel, a saúde é a segunda maior preocupação do brasileiro, com 49% das opiniões. Por isso, ofereça produtos alimentícios com menos gordura, isentos de glúten e com preparação natural, entre outros;
Capriche na exposição de produtos da época
Um dos ensinamentos do Marketing já diz tudo — “primeiro compra-se com os olhos”. Destaque os produtos âncoras, e acrescente condições especiais de pagamento. Não deixe o cliente ficar vasculhando o ponto de venda atrás daquele ingrediente que é importante para uma ceia especial;
Converse com o seu cliente
Essa é a hora de agradecer e oferecer votos de felicidades para quem é importante. E nada como entender a importância de cliente. Se você possui um banco de dados com os contatos, prepare uma campanha agradecendo a fidelidade ao longo do ano;
Treine os funcionários
Esse é momento de grande ruptura de gôndola, ocasionado pelo maior fluxo de pessoas no estabelecimento. Fique atento para não deixar produtos ausentes e fazer o consumidor desistir da compra.