Vender. O varejo precisa vender. Nesse momento de incertezas, o empresário e supermercadista buscam soluções para atrair a atenção do consumidor. São promoções, ofertas, saldões, entre várias outras táticas. Mas nenhuma é mais eficiente que conhecer o seu cliente. Entendê-lo, saber os seus desejos ou desvendar o que ele vai precisar. Uma excelente forma de mensurar esses dados é com big data. Uma empresa que oferece essa tecnologia é a Netpoints.
A utilização dos dados é uma medida para que os varejistas possam detectar hábitos de consumo. Para a empresa, essa é uma forma de analisar ofertas específicas para promover produtos de forma cirúrgica, ou seja, de acordo com os interesses de cada perfil de consumo, de forma segmentada. Veja alguns exemplos práticos de como isso foi feito e os resultados obtidos.
Grupo “Melhor Idade”: Houve predominância de mulheres (64%), que costumam fazer compras no período da manhã. O tíquete médio deste segmento fica em torno R$ 68 e chega a representar 30% do faturamento dos supermercados parceiros da Netpoints.
Grupo “Clube do Vinho”: As compras dos clientes chegam a ser 102% maiores em relação a quem não compra vinho. O tíquete médio do carrinho de quem possui o produto da categoria é 6% maior do que o carrinho que quem não possui. Além disso, os clientes que pertencem ao clube do vinho compram mais filé mignon, queijo minas, café/chá de máquina (capsulas), castanhas e manteiga.
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