A partir desta segunda-feira (1º de dezembro), as bandeiras Bompreço e Hiper Bompreço em Recife e Salvador, do grupo Wal-Mart, irão oferecer um crédito equivalente ao valor das sacolas plásticas não utilizadas pelos clientes, diretamente em suas compras.
O programa é uma das iniciativas da empresa para incentivar o consumo consciente e alcançar a meta de reduzir em 50% o uso de sacolas plásticas até 2013.
Para cada sacola não utilizada entregue, o supermercado descontará R$ 0,03 do valor da compra. Serão aceitos todos os tipos de sacola retornável, caixa de papelão ou carrinho de feira, sendo o crédito concedido tendo como base cinco itens adquiridos (quantidade média de itens que vai em uma sacola plástica).
Para o presidente do Wal-Mart Brasil, Héctor Núñez, o repasse integral do valor das sacolas não utilizadas visa dar um incentivo concreto para engajar os consumidores na causa do consumo consciente e do meio ambiente. Segundo o grupo, o programa deve ser estendido até março às demais lojas da rede no Nordeste e, em seguida, para todas as regiões em que a empresa atua no País.