A KPMG Internacional lançou publicação que reúne informações sobre uma área do varejo que vem crescendo significativamente: o comércio eletrônico de mantimentos. Por meio de análises, pesquisas e uma compilação de outros estudos sobre varejo e comércio eletrônico, o estudo destaca as seguintes conclusões:
– Apesar de existir há mais de uma década, é recente o crescimento do número de consumidores que fazem suas compras em supermercados online;
– A conveniência de receber os produtos em casa está tornando mais aceitável a compra de mantimentos por esta via;
– Depois de roupas, livros e alguns outros produtos (eletrônicos, principalmente), a compra de mantimentos está surgindo como a categoria que mais cresce no varejo online.
Somente em 2011 foi vendido por meio do e-commerce no Brasil cerca de US$ 1,66 bilhão em bens de consumo embalados. A estimativa da taxa de crescimento anual até 2014 é de 29%.
Outras conclusões
O aumento do número de assinantes de banda larga e a disseminação dos smartphones são fatores-chave para o crescimento das compras on-line. Com os consumidores aceitando a ideia de comprar mantimentos online, aumentam as oportunidades para os varejistas. De acordo com a análise, produtores estão criando ferramentas para fazer suas próprias vendas online, ou firmando parcerias com sites de venda.
Nos países desenvolvidos, a maior parte dos consumidores de mantimentos via online é formada por mulheres com idade de 25 a 55 anos, ensino superior e de classe média. Nos mercados emergentes, como o brasileiro, os consumidores ainda estão se acostumando à tendência, e a compra de alimentos pela internet é feita, na maioria, por jovens com mais consciência sobre os benefícios desse tipo de aquisição.
Para a pesquisa, a conveniência do e-commerce é o fator que mais impulsiona o crescimento do negócio. Além disso, o acesso a produtos difíceis de serem encontrados, preços competitivos e o aumento do uso de smartphones impactaram no aumento de consumidores adeptos ao online.
Do outro lado, o ceticismo dos consumidores, taxa de entrega, atraso nas entregas, falta de promoções, falta de interação pessoal, dificuldades de se cadastrar nos sites e o temor sobre a segurança no momento da entrega em casa foram apontados como fatores que impedem o crescimento de vendas on-line:
O estudo está disponível em inglês aqui.