Os consumidores brasileiros confiam no varejo de alimentos nacional. Este é o resultado da pesquisa “Tendência do Consumidor”, elaborada pela APAS e pela Nielsen, e apresentada na Feira APAS 2013. O Brasil conquistou o maior índice de confiança do consumidor na América Latina. Enquanto o índice latino-americano é 96, o brasileiro alcançou 111. Em segundo lugar aparece o Peru (98), seguido por Colômbia e Chile (95), México (86), Venezuela (84) e Argentina (75).
“O varejo, por ter uma proximidade com o consumidor, tem papel relevante na elevação do nível de confiança da sociedade. Varejo e indústria devem olhar juntos para o consumidor e promover a entrega de suas promessas de maneira consistente”, afirma o presidente da APAS João Galassi, durante o Painel Confiança, realizado no Congresso da APAS 2013, de 6 a 9 de maio, em São Paulo. Galassi esteve acompanhado dos presidentes Fernando Yamada (Associação Brasileira de Supermercados), Eduardo Ragasol (Nielsen) e Alexandre Caldini Neto (Jornal Valor Econômico).
“Confiança” já foi anunciado como o tema da APAS 2014. No ano que vem, a maior feira de supermercados do mundo também abordará o Brasil como sede da Copa do Mundo e centro das atenções dos negócios mundiais.
Conquistar confiança
De acordo com a pesquisa, os principais indicadores de confiança são: localização, marcas, organização, credibilidade, atendimento e indicação. Já a falta de higiene e qualidade são itens considerados não negociáveis pelos consumidores, e fatores imprescindíveis para a confiança no estabelecimento.
Os consumidores confiam mais em um local de compra organizado e bem conservado, sobretudo limpo. Gôndolas com produtos expostos corretamente, corredores limpos e desobstruídos, lojas bem conservadas, equipamentos de refrigeração limpos e em funcionamento, produtos precificados e de fácil visualização estão entre os tópicos citados. Cumprir com o que é anunciado em promoção e cobrir preços da concorrência também foram lembrados como atitudes que geram confiança.
Os clientes ficam mais satisfeitos quando encontram variedade de produtos e facilidade na obtenção de informações. Além disso, atendimento nos caixas ágil, e educação e atenção dos funcionários são grandes diferenciais. A indicação continua sendo um importante fator de confiança, já que gera segurança na escolha do estabelecimento.
Acesse aqui a íntegra da pesquisa “Tendências do Consumidor” e o Painel Confiança, ministrado na APAS 2013.
