Uma pesquisa da Nielsen Sports apontou que categorias de consumo rápido, como salgadinho e cerveja, apresentam um bom desempenho em grandes eventos. O estudo “O impacto do patrocínio na mente dos consumidores: um desafio para as marcas” destacou, ainda, que os brasileiros estão inclinados a consumir produtos de marcas patrocinadoras de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo do Brasil, em 2014.
Entre os dez países pesquisados (China, Índia, Japão, Coreia do Sul, Alemanha, Reino Unido, Rússia, África do Sul, Brasil e Estados Unidos) que já sediaram as Olimpíadas, o Brasil foi o que apresentou maior percentual para consumir produtos de marcas que patrocinam o evento, com 87%. Índia, China e Rússia seguem com 79%, 68% e 56%, respectivamente, e com os menores índices estão Alemanha e Reino Unido com 26% e 32%.
De acordo com Rafael Plastina, diretor de Nielsen Sports, essa tendência não compreende apenas as Olimpíadas, mas a todos os grandes eventos esportivos. E o Brasil pode se destacar ainda mais, uma vez que para a Copa do Mundo de 2014 80% da população se diz a favor do evento, 90% vão acompanhar os jogos e 75% vão assisti-los em casa.
Salgadinhos e cervejas
O entusiasmo não é mera felicidade de torcedor. As empresas já podem estudar exemplos como o da Copa da África, principalmente nas cidades sedes, cujas vendas de categorias de consumo rápido apresentaram um bom destaque.
Salgadinhos e cervejas tinham, respectivamente, um consumo em volume de 9,2% e 16,5%, um ano antes do evento. Durante a Copa, as mesmas categorias cresceram 14,7% e 19,1%. “No Brasil, no mesmo período, mesmo a Copa acontecendo do outro lado do Atlântico, categorias de indulgência como chocolate, salgadinhos, cerveja e refrigerante, também apresentaram um bom crescimento”, explica o diretor.
Feira APAS 2014
A APAS 2014 abordará o tema da Confiança e o Brasil como sede da Copa do Mundo e centro das atenções dos negócios mundiais. No próximo ano, a APAS comemora também 30 anos de Feira.
Fonte: Nielsen
