De acordo com a Pesquisa Global sobre Responsabilidade Social Corporativa, realizada pela Nielsen, 77% da população da América Latina preferem comprar produtos e serviços de empresas que tenham programas de responsabilidade social. Nesse quesito, o destaque fica por conta da Colômbia, em que 86% da população apresentam essa preferência. Apesar de ter alcançado um número expressivo (74%), o país ficou abaixo da média da região: o Brasil não figura entre os mais conscientizados, ao lado de Argentina e Peru, com 74% e 75%, respectivamente.
Além disso, 46% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços que venham dessas empresas, percentual também abaixo da média dos latinos, de 49%. Colômbia chega a 60% dos consumidores que desembolsariam mais nos produtos. México, Chile, Venezuela e Peru também alcançam índices maiores que a média da região, respectivamente 55%, 54%, 53% e 51%. Os argentinos são os que menos estão dispostos a tal atitude, com apenas 42%. Ainda assim, a região como um todo aparece com índices superiores aos encontrados na Europa e na América do Norte, que tem em média 32% e 35%, respectivamente.
“Saber quais causas são as mais importantes para os consumidores com preocupações sociais pode ajudar as marcas a priorizarem seus investimentos de cunho social”, esclarece Claudio Czarnobai, analista de mercado da Nielsen.
Quando questionados sobre que tipo de empresa os brasileiros preferem investir e fazer negócios, mais de 70% também elegem empresas que possuem programas de responsabilidade social. A média da região também fica acima dos 70% neste quesito. “A preocupação social tem sido muito valorizada pelos consumidores da atualidade. Sejam eles mais, sejam menos engajados, os consumidores de hoje procuram mais produtos e serviços de empresas socialmente responsáveis”, afirma Czarnobai.
A pesquisa foi conduzida de 31 de agosto a 16 de setembro do ano passado e entrevistou mais de 28.000 consumidores com acesso à internet em 56 países, na Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio, África e América do Norte.
