A população de Cabreúva, na região de Jundiaí, interior de São Paulo, apoiará mais uma iniciativa ambiental na cidade. Depois da consciência ecológica demonstrada nos trabalhos de preservação da Serra do Japi, raro remanescente de Mata Atlântica no interior, a cidade participará da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco para a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis. Supermercadistas do município reuniram-se nesta semana com o vice-diretor da APAS Regional Campinas Luciano Boa; o diretor da Solam Soluções Ambientais Carlos Trinca e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cabreúva (ACE), José Carlos Felicio, para discutir a iniciativa.
Nesta primeira reunião, na sede da ACE, 15 supermercadistas discutiram a importância da ação no município e os benefícios que a adoção do ‘descarte zero’ trará para o meio ambiente local. “A participação foi unânime”, contou o vice-diretor da APAS Regional Campinas, Luciano Boa. Um novo encontro, nos próximos dias, definirá estratégias de conscientização e buscará o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Câmara de Vereadores e de entidades locais.
Cabreúva integra a Serra do Japi, junto com os municípios de Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar. A Serra é uma das últimas grandes áreas de floresta contínua do Estado de São Paulo, detentora de flora e fauna exuberantes. Devido à sua localização estratégica entre grandes metrópoles, como São Paulo e Campinas, e à proximidade com as principais rodovias do Estado, enfrenta atualmente pressões e ameaças. A população de Cabreúva participa de projetos de preservação ambiental e despertou grande consciência ecológica neste período.
Exemplo de Jundiaí
Os consumidores de Cabreúva assistiram de muito perto o sucesso do projeto piloto da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco na cidade de Jundiaí. Há mais de um ano a cidade não distribui sacolas descartáveis nos supermercados e incentiva o uso de embalagens reutilizáveis para o transporte de mercadorias. A APAS confirmou a ótima adaptação da população à prática sustentável em uma pesquisa encomendada em outubro pelo IBOPE Inteligência. Veja aqui os resultados.
A partir de janeiro de 2012, o setor supermercadista paulista substituirá as sacolas descartáveis em suas lojas. A Região Metropolitana de Campinas (RMC) já aderiu oficialmente à Campanha, no último dia 25 de outubro, e iniciou o processo de conscientização dos consumidores. Os associados da APAS também podem realizar ações de marketing para conscientização. Acesse aqui o material da campanha e dicas de ações nas lojas.
