O IPV – Índice de Preços no Varejo da Fecomercio – Federação do Comércio do Estado de São Paulo revelou que o grupo Supermercados acusou ligeira queda de 0,03% em outubro – a terceira variação negativa consecutiva. Vale ressaltar que o segmento é o que possui maior representatividade na composição geral do índice, e com isso, acumula alta de 6,61% nos dez primeiros meses do ano.
Segundo a entidade, as principais variações foram em carnes bovinas (2,46%), carnes suínas (0,15%), aves (1,07%) e pescados (1,22%). Apesar da queda apresentada em Supermercados, no geral, o IPV apresentou alta de 0,39% no mês passado, ante elevação de 0,19% em setembro. Com isso, acumula 4,47% de elevação ao longo do ano e 6,05% no contraponto a outubro a igual mês de 2007. Contribuíram para este resultado as atividades de Materiais de Construção, Vestuários, Tecidos e Calçados, Combustíveis e Lubrificantes, Açougues e Drogarias e Perfumarias.
O indicador coleta dados junto a cerca de dois mil estabelecimentos comerciais no município de São Paulo, contemplando 21 segmentos varejistas e 450 subitens pesquisados.