Levantamento realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) aponta que em janeiro os preços do pão francês, manteiga, café e leite apresentaram queda, o que barateou o café da manhã dos paulistas.
Em média, o café da manhã tradicional dos paulistas está 1,5% mais barato do que em dezembro. Neste período, os preços dos principais itens do café da manhã apresentaram queda nos supermercados paulistas. O preço do pão francês apontou queda de -0,95%, manteiga -0,91%, café solúvel -1,66% e leite longa vida -2,23%.
Segundo o diretor de Economia da APAS Martinho Paiva Moreira, este fato está relacionado à queda no preço do leite e de seus derivados, entre eles a manteiga. O preço do pão francês em redução reflete a queda do preço da farinha de trigo nos últimos 12 meses (-1,67%). Em dezembro a redução foi de 0,74%. O preço do café solúvel apresentou queda mesmo diante da alta do café no mercado mundial. Este fato é positivo, já que vai em tendência contrária ao aumento verificado nos últimos meses no preço do café.
“Diante dessas quedas pontuais ainda não se pode verificar se a diminuição pode se manter ao longo dos próximos meses, ou seja, pode ou não ser uma tendência. Mas, de qualquer maneira, a redução impacta diretamente no poder de compra desses itens que fazem parte do café da manhã da maior parte da população”, afirma o diretor Martinho Paiva Moreira.
