O consumo de sacolas plásticas para embalar compras tem diminuído nos supermercados brasileiros. Dados das maiores redes do varejo apontam reduções entre 12% e 30% na distribuição desse tipo de embalagem, após a adoção de sacolas mais resistentes e práticas como programas de incentivo ao uso de sacolas reutilizáveis, seja de lona, pano, PET ou plástico reciclado. O incentivo inclui descontos e acúmulo de pontos para aquisição de mais produtos na loja.
Segundo a Plastivida – Instituto Socioambiental dos Plásticos, a produção de sacolas plásticas também está em queda: em 2008, foram produzidas 500 milhões de unidades a menos na comparação com o ano anterior – uma redução de 3%. Porém, a quantidade produzida anualmente no País atinge a marca de 16,4 bilhões de sacolinhas – aproximadamente 86 para cada brasileiro.
Exemplos
A rede Wal-Mart afirma ter vendido mais de dois milhões de sacolas retornáveis desde o lançamento do produto, em maio de 2008. O Grupo Pão de Açúcar contabiliza a venda de 600 mil unidades no ano passado. No mesmo período, o grupo Carrefour vendeu 400 mil. Como cada sacola ecológica substitui o equivalente a seis embalagens plásticas, as três redes juntas economizaram pelo menos 18 milhões de sacolas plásticas.
Tanto o Wal-Mart quanto o Pão de Açúcar concedem pontos no cartão fidelidade aos clientes que optam por não utilizar sacolinhas plásticas – o bônus reflete o valor de custo das embalagens plásticas, de R$ 0,03. Segundo o Wal-Mart, R$ 150 mil em desconto foram concedidos aos clientes das lojas das regiões Nordeste e Sul, onde o projeto foi implementado no final de 2008. Até o final deste ano, a empresa espera oferecer o programa em abrangência nacional com a inclusão da região Sudeste.
Fonte: Último Segundo
