Presidente Prudente, no interior de São Paulo, também substituirá as sacolas descartáveis por opções sustentáveis nos supermercados. Agora é oficial: APAS, Prefeitura, Ministério Público, Procon, Vigilância Sanitária, Associação Comercial e Industrial de Presidente Prudente (ACIPP) e entidades representativas da cidade lançaram na noite desta quarta-feira (30 de novembro), no Buffet Corazza, a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco que vai retirar mensalmente mais de 12 milhões de sacolinhas da natureza.
“O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade em relação aos cuidados com o meio ambiente. A expectativa é de que em pouco tempo a adesão seja total”, informou o diretor da APAS Regional Presidente Prudente Pedro Henrique Nicoluci.
O promotor de Justiça do Meio Ambiente Marcos Akira Mizusaki participou do evento e elogiou a ação. “É preciso priorizar a conscientização da população quando o assunto é sustentabilidade”, disse. Mizusaki explicou que as sacolas descartáveis deixam um rastro de estragos ambientais, que vão desde a poluição de rios e córregos até a causa de mortes de animais por asfixia. A diretora local do Procon Ana Paula Setti e a vereadora da cidade Kátia Guímaro também compareceram à cerimônia.
O vice-diretor Regional da APAS Antônio Nagai ressaltou no evento que, diante de experiências, a tendência é de que outros setores do comércio façam parte da iniciativa. “O pontapé inicial foi dado pelos supermercados, mas esperamos que os demais segmentos possam abraçar a causa em favor do meio ambiente”, convidou. “Os supermercadistas estão de parabéns com esta iniciativa”, reforçou Mizusaki.
Exemplos de sucesso
Durante o evento foi apresentada a pesquisa sobre a substituição de sacolas descartáveis por reutilizáveis em Jundiaí, cidade onde a APAS implantou em agosto de 2010 o projeto-piloto da campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. “O setor supermercadista acompanha as mudanças de hábitos necessárias para a preservação do meio ambiente e tem o dever de conscientizar a população”, afirmou o presidente da APAS João Galassi. A campanha já foi lançada em mais de 90 cidades paulistas.
A pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência em Jundiaí identificou que 77% da população apoia a campanha para substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados da cidade e 73% não concorda com o retorno delas às lojas. A pesquisa mostrou ainda que 83% dos consumidores de Jundiaí almejam que a campanha seja levada também para outros tipos de comércio e 93% desejam que a ação seja estendida para todo o Estado de São Paulo.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.

