Menos sal. Sua saúde agradece! Este é o tema da campanha de conscientização do consumidor para os riscos que o uso do sal em excesso pode causar à saúde, que a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lança em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A campanha deve ter início em junho, em Brasília (DF), como projeto piloto e, depois, ser estendida aos demais estados.
A campanha tem o apoio da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e de outras entidades e empresas do setor, como Sociedade Brasileira de Cardiologia, Grupo Pão de Açúcar, Conselho Federal de Nutrição, Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA-Ital), Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação), Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), ANR (Associação Nacional de Restaurantes), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias), Coop (Cooperativa de Consumo) e CNI/Senai.
De acordo com dados da Coordenação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, o consumo diário de sal é de 12 gramas e o recomendado é de apenas cinco gramas.
“Vamos orientar o consumidor a prestar atenção na quantidade de sal dos alimentos, visando reduzir o consumo diário de sal/sódio para prevenir doenças. Nosso setor está atento à qualidade de vida do consumidor e continua apoiando ações de prevenção à saúde e promoção à qualidade de vida realizadas pelo governo”, diz o vice-presidente da Abras, Márcio Milan, responsável pela área institucional da entidade.
Campanha
Os supermercados que aderirem à campanha receberão um selo da campanha. Para a divulgação nos pontos de venda, a Abras desenvolveu peças como adesivos de chão, banners, cartazes, faixas de gôndolas e folders. Estão previstos também a criação de um hotsite, spots nas rádios internas dos estabelecimentos e displays em checkouts.
Fonte: Abras
