No dia 1º de outubro deste ano, a Campanha “De Olho na Validade” – medida compensatória de curto prazo, idealizada a partir da parceria entre a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e o Procon-SP – completou dois anos de existência. E o sucesso desta ação pode ser exemplificado pelo número de supermercados que aderiram à campanha em todo o Brasil – caso recente de 16 supermercados de Brasília, no Distrito Federal, que estão orientando os consumidores sobre os prazos de validade dos produtos. Neste caso, a campanha presume que o consumidor deve receber – de forma gratuita – um produto igual ou similar, e no prazo de validade, caso a mesma tenha expirado.
O site do Procon-DF (www.procon.df.gov.br) contempla a lista dos 16 supermercados que aderiram à campanha “Olho na Validade” – ação do Governo local em parceria com a Associação de Supermercados de Brasília (Asbra). Para garantir o direito à troca, o consumidor deve observar a validade antes de passar pelo caixa. Entre as regras a serem cumpridas, os supermercados participantes devem sinalizar a adesão à campanha em seus corredores, por meio de placas e adesivos.
Fonte: Agência Brasília