O interior de São Paulo está mobilizado para a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados. A cidade de Lençóis Paulistas, com mais de 61 mil habitantes, apoia a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco e, a partir de 25 de janeiro, deixará de descartar mais de 3,7 milhões de sacolinhas mensalmente. O evento de lançamento da Campanha na cidade acontecerá no próximo dia 19 de janeiro.
Nesta última semana, um encontro realizado no gabinete da prefeita da cidade Bel Lorenzetti reuniu o diretor de Sustentabilidade da Associação Paulista dos Supermercados (APAS) João Sanzovo, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista (Acilpa) José Antonio Silva, o diretor de Agricultura e Meio Ambiente Benedito Luiz Martins, supermercadistas e vereadores para discutir o assunto. Durante o encontro foram apresentados exemplos de sucesso da medida, como Jundiaí, Americana, Monte Mor e Descalvado, no interior paulista.
Para o diretor de Agricultura e Meio Ambiente Benedito Luiz Martins, a campanha organizada pela APAS atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelecida pelo Governo Federal em 2010. O documento determina aos municípios a elaboração do Plano Municipal de Resíduos. “Pelo plano, as cidades e os geradores de lixo devem apresentar propostas visando reduzir a quantidade de resíduos produzidos. Neste caso, as sacolas recolhidas diariamente somam um volume expressivo, ocupando muito espaço no aterro. Isso aumenta o custo de operação”, explicou.
Também estiveram presentes na reunião os vereadores da cidade Claudemir Rocha Mio, Adilson Sidney Bernardes, Carlos Paccola, Manoel dos Santos Silva e Gumercindo Ticianelli Júnior.

A reunião discutiu a importância da conscientização da população
