O consumidor que encontrar um produto vencido nas gôndolas dos supermercados paulistas tem direito a receber gratuitamente o mesmo produto ou similar com a data correta de validade. Este é o principal objetivo da Campanha “De Olho na Validade”, lançada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em outubro de 2011 e que vem servindo de exemplo para todo o país. A campanha “De Olho na Validade” foi concretizada a partir das discussões promovidas pela Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, com o apoio da Fundação Procon-SP e do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). A intenção é eliminar de vez a comercialização de produtos vencidos nas lojas.
A campanha é educativa tanto para o consumidor, que cria o hábito de checar os rótulos, quanto para os supermercados, que ampliaram o controle dos produtos perecíveis de maneira geral. Eles são treinados para verificar se as datas de vencimentos dos produtos estão próximas e os retiram da área de vendas. Esse procedimento é feito diariamente, antes da abertura da loja. As lojas participantes desta campanha são identificadas por meio de cartazes. A campanha é válida para os produtos que forem encontrados dentro da área de venda (antes de passar pelo caixa). Se a loja não possuir o mesmo produto, deverá entregar um similar e de igual valor. Caso o consumidor encontre mais de um item com o prazo de validade vencido receberá a mesma quantidade de produtos.
“A Campanha De Olho na Validade é uma medida educativa que traz benefícios à população, pois aprimora o mecanismo de controle para a questão da data de expiração dos produtos, além de trazer uma compensação imediata ao consumidor que eventualmente encontrar nas lojas mercadorias com data vencida. A iniciativa acaba tornando o consumidor parceiro das redes supermercadistas, na medida em que há o alerta sobre os produtos vencidos e a troca dos mesmos sem qualquer custo”, reforça Pedro Celso Gonçalves, presidente da APAS.
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.391 associados, que somam mais de 3.116 lojas.
Gestão de relações com a mídia APAS – Associação Paulista dos Supermercados
Approach Comunicação – 11 3846–5787
Helyda Gomes – helyda.gomes@approach.com.br – ramal 23
Daniela Bertoldo – daniela.bertoldo@approach.com.br – ramal 18