Os consumidores dos supermercados paulistas estão prestando mais atenção no prazo de validade dos produtos. Isso porque há um mês, no dia 1º de outubro, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e o Procon-SP lançaram a Campanha De Olho na Validade, ação que oferece ao cliente que encontrar um produto fora da validade um item igual, gratuitamente, e no prazo regular.
“Os consumidores receberam muito bem a ideia, pois entendem que o setor supermercadista busca aprimorar sua gestão. Em um mês de Campanha temos muito a comemorar, e já podemos identificar oportunidades de melhorias”, afirma o vice-presidente e diretor de Apoio ao Associado em Segurança Alimentar, Marcio Milan.
E para confirmar o sucesso da Campanha e avaliar sua implantação em todo o Estado de São Paulo, o Procon-SP e a APAS realizarão nas próximas semanas oficinas em supermercados com a participação das empresas que integram a Câmara Técnica do Comércio Supermercadista. “Podemos incentivar a melhor divulgação do cartaz e do regulamento nas lojas, por exemplo”, explicou Marcio Milan.
Entenda a Campanha
A campanha foi uma iniciativa lançada a partir das discussões promovidas pela Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, que tem por objetivo promover o equilíbrio e a harmonia das relações de consumo, incentivando os fornecedores a criarem meios eficientes de controle de qualidade e segurança dos produtos e serviços.
A proposta, sugerida pelas entidades, não obriga o supermercadista a participar. “A ação é benéfica à população, pois além de trazer uma compensação imediata, incentiva uma atenção maior ao prazo de validade”, informa Milan. Se a loja não possuir, naquele momento, um produto idêntico, o consumidor receberá um item similar. Caso o cliente leve a mercadoria e somente em casa perceba que está fora do prazo de validade, valerá o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC): ao mostrar a nota fiscal que comprova que o produto foi comprado naquela loja, será feita a troca.
Participe
Os supermercadistas podem fazer o download do material de comunicação e do cartaz oficial da Campanha no Portal APAS. No endereço também está disponível um Guia de Comunicação, preparado pela equipe de marketing da entidade, com dicas de como conscientizar os consumidores para a prática.
Veja Mais:
De Olho na Validade chega ao interior de SP
Campanha estimula atenção ao prazo de validade dos produtos
