A campanha De Olho na Validade, criada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e o Procon-SP, conquista todo o Brasil. Depois do sucesso de implantação no estado paulista, a ação foi reproduzida em outros estados, como Pernambuco, Minas Gerais e Paraná. Juiz de Fora, no estado mineiro, é mais uma cidade a anunciar o início da medida.
As associações Catarinense (Acats), Paraense (Aspas) e Pernambucana (Apes) de Supermercados, a exemplo do que ocorreu em São Paulo, assinaram termo de compromisso com os Procons locais e diversas redes já aderiram à ação. Recentemente, a Associação Mineira de Supermercados (Amis) esteve em São Paulo para conhecer a medida e os resultados já começaram a aparecer.
Nesta semana, o Procon de Juiz de Fora e a rede de supermercados Bahamas assinaram um termo de compromisso que inaugurou o programa De olho na validade no município. Agora, o consumidor que encontrar um produto com prazo de validade vencido nas prateleiras das lojas da rede terá direito a levar para casa, gratuitamente, um item igual, dentro das condições próprias para o consumo. A medida também já está sendo adotada amplamente em Belo Horizonte, na capital mineira.
A ideia foi resultado do trabalho da Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, formada por representantes da APAS, do Procon-SP e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O grupo estuda outros mecanismos de melhorias no atendimento aos clientes e, em breve, lançará ações de medidas compensatórias a longo prazo.
Participe
A APAS conta com o apoio dos associados para o sucesso da Campanha De Olho na Validade. Para participar, os supermercadistas devem acessar a página do projeto no Portal APAS, baixar os conteúdos e disponibilizar nas lojas o cartaz oficial e o regulamento da ação. Clique aqui.
