A Associação Paranaense de Supermercados (Apras) lançou nesta segunda-feira (5 de novembro) a Campanha de Redução do Consumo do Sal, uma iniciativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e do Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A APAS, assim como as outras 26 associações estaduais de supermercados brasileiras, apoia a ação. Saiba mais aqui.
Parceria
Com a atenção voltada ao tema, as entidades assinaram um protocolo no dia 7 de abril de 2011 com o objetivo de deflagrar uma grande campanha de conscientização para redução do consumo de produtos com alto teor de sal.
Acordo similar foi assinado com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), cuja meta é diminuir o uso de sal nas formulações de caldos, temperos, margarinas e cereais matinais. Com a ação, até o ano de 2020 pelo menos 8,8 mil toneladas de sódio deixaram de ser consumidas. O acordo também aumentou para 13 as classes de alimentos cujos níveis de sal deverão ser reduzidos nos próximos anos.
Pesquisas
De acordo com pesquisa feita pela Anvisa junto a 26 produtos, como bolachas e frios, apenas cinco (menos de 20%) apresentaram níveis adequados de sal. E um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que o brasileiro consome uma média de 12 gramas de sódio por dia, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de dois gramas de sódio por dia – o equivalente a uma colher de chá.
O consumo excessivo de sal contribui para o aumento do risco de desenvolvimento de doenças graves do coração. Dados da OMS apontam que estas enfermidades foram responsáveis por 60% do total das 56,5 milhões de mortes notificadas no mundo. No Brasil, o quadro não é menos grave. A Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD) realizada em 2008 apontou que 14% da população sofria de hipertensão.
Fonte: Abras