O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, é mais um aliado da APAS para a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados. O órgão apoia o setor supermercadista na mudança de comportamento sustentável e ajudará na conscientização dos consumidores.
“Este é um ótimo momento para despertarmos consciência ambiental nos cidadãos. Todos devem participar deste processo e assumir responsabilidades para um planeta melhor”, disse o superintendente do Ipem-SP José Tadeu Rodrigues Penteado. “As pessoas devem se sentir inseridas no processo de mudança”, ressaltou.
O Ipem também iniciou junto aos seus servidores um trabalho de conscientização. Além de mudanças na estrutura do prédio do órgão que atendem aos requisitos sustentáveis, os colaboradores foram educados para pequenas práticas no dia a dia que, juntas, fazem a diferença na preservação do meio ambiente, como a utilização de canecas ao invés de copos plásticos, reutilização do verso de papéis para impressão, entre outras.
“Acompanhamos o esforço mundial para a preservação ambiental, e temos perfil para apoiar esta grande campanha da APAS para a substituição das sacolas”, disse Penteado. “O Ipem, inclusive, em parceria com o Inmetro, já confeccionou sacolas reutilizáveis com retalhos de lonas e distribuiu aos servidores. Todos gostaram muito da ação e aprovaram a praticidade das embalagens”, contou.
Conscientização em primeiro lugar
O superintendente do Ipem-SP José Tadeu Rodrigues Penteado ressaltou a importância da conscientização neste processo de mudança do setor supermercadista. “É necessário um primeiro esforço para benefícios futuros. Da forma como está sendo realizada a Campanha, por meio da conscientização e não por imposição, o processo é gradual, menos invasivo e preserva as liberdades individuais. Tem tudo para ser um sucesso”, anima-se.
