Os supermercados associados à APAS contam os dias para a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis em suas lojas. Um termo de cooperação assinado pela entidade e o governo estadual garantirá que, em 25 de janeiro de 2012, os supermercados adotem medidas sustentáveis e ofereçam alternativas ecológicas aos clientes. A APAS já mobiliza suas Regionais, no interior e no litoral de São Paulo, e incentiva a realização de campanhas de conscientização dos consumidores.
Os supermercados estão refletindo uma demanda da sociedade, que está cada vez mais atenta às questões ambientais. Pesquisa do Ministério do Meio Ambiente mostra que a redução de sacolas foi apontada pela sociedade como a principal ação que os supermercados podem fazer em favor do meio ambiente.
As cidades de Araçatuba, Barueri, Bauru, Bertioga, Campinas, Carapicuíba, Catanduva, Cotia, Cubatão, Fernandópolis, Guarujá, Itanhaém, Itapevi, Jandira, Jaú, Marília, Martinópolis, Monguaguá, Osasco, Peruíbe, Piracicaba, Pirajuí, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba, Tupã e Votuporanga já deram o pontapé inicial e iniciaram a conscientização da população. Já não distribuem mais sacolas descartáveis os municípios de Americana, Descalvado, Itapetininga, Jundiaí, Monte Mor, Piracaia e Socorro.
Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar
O foco da Campanha da APAS é o fim da cultura do descarte, acompanhando os conceitos dos 4Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar). A entidade defende a implantação da medida sustentável por meio de acordos. “Endossadas ou não por força de lei, os acordos têm o mérito de não serem impositivos, e sim construídos em parceria pelos diversos setores da sociedade e o poder público, visando à conscientização da sociedade. Este é o modelo mais efetivo, por ser mais democrático”, explicou o diretor de Sustentabilidade da APAS João Sanzovo.
“O setor entende que é preciso mudar os hábitos para que as futuras gerações vivam em um mundo melhor. Isso implica abandonar a cultura do descarte, em sintonia com a política nacional de resíduos sólidos, que encontra-se em fase de regulamentação no Congresso Nacional. Por seu contato direto com o consumidor final, o setor supermercadista acredita que pode desempenhar importante papel na conscientização da população”, concluiu o diretor.
Participe
Os supermercadistas podem iniciar a conscientização dos consumidores, incentivando o uso de sacolas reutilizáveis e mostrando a importância da sustentabilidade. A APAS disponibilizou peças publicitárias da Campanha para download e dicas de como utilizá-las nas lojas. Veja aqui.
Para ficar por dentro de todas as informações da Campanha, notícias, vídeos e cases de sucesso, acesse o site www.vamostiraroplanetadosufoco.org.br. Deixe também o seu recado para a equipe da APAS e conte suas experiências com a sustentabilidade.
Acesse:
Twitter: www.twitter.com/sreutilizaveis
Facebook: www.facebook.com/sacolasreutilizaveis
Flickr: http://www.flickr.com/photos/sacolas-reutilizaveis
