Os primeiros lotes de carne bovina rastreada da marca própria Taeq começaram a ser comercializados esta semana nas lojas do Grupo Pão de Açúcar. O produto conta com um selo 2D, pelo qual o consumidor pode acompanhar todo o processo da cadeia produtiva da carne – do nascimento e engorda até o abate e a desossa dos animais.
Com investimentos de R$ 500 mil, o projeto teve início há três anos e abrange 40 fazendas. A novidade funciona a partir de um aplicativo para smartphones com leitor 2D, ou pela internet, no site www.qualidadedesdeaorigem.com.br, com a inserção do código do produto.
A etiqueta com o código alfa numérico nas embalagens traz o roteiro percorrido pelo animal, incluindo o recebimento na central de distribuição até a chegada nas gôndolas. O código também aponta informações sobre a carne e fotos do ambiente de produção. “Esse é um avanço no processo de transparência da cadeia produtiva e do nosso compromisso com os clientes que podem monitorar conosco esse processo”, avalia Wilson Roberto Barquilla, diretor comercial de carnes.
Segundo o diretor de sustentabilidade do grupo, Paulo Pompilio, há um compromisso público de não comercialização de carnes provenientes de regiões de desmatamento. “Com o lançamento, vamos além nesse compromisso, mostramos nossa política de compromisso com a causa ambiental, permitindo o envolvimento de todos os agentes da cadeia produtiva”, completa.
A linha de carnes com o selo 2D pode ser encontrada em oito lojas do grupo varejista, sendo quatro da rede Pão de Açúcar e quatro no Extra, em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília.
