O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE, apresentou em outubro alta de 1,92% em relação a setembro. Em 12 meses, o aumento nos supermercados é de 9,90% e, no acumulado do ano, de janeiro a outubro, foi registrada elevação de 8,06%.
A categoria que mais contribuiu para o aumento dos preços foi a de produtos semielaborados (carnes, cereais e leite), com alta de 4,45%, o que corresponde a cerca de 53% da elevação nos preços dos alimentos. Só essa categoria foi responsável por 1,02 ponto percentual da elevação de 1,92% dos preços, verificada nesse mês. Os maiores responsáveis pelo aumento foram as carnes bovinas e o arroz.
“O aumento no preço da carne bovina é decorrente de fatores sazonais, que podem se manter até o final do ano. As carnes são responsáveis por 21% da elevação dos preços em outubro. A maior procura e o não acompanhamento do crescimento da oferta gerou descompasso entre a oferta e a demanda”, explica o diretor de Economia e Pesquisa da APAS, Martinho Paiva Moreira.
Ainda de acordo com o diretor, a elevação nos preços do arroz também é justificada por questões de mercado, como o baixo ritmo de vendas, que faz os produtores aguardarem um momento melhor para negociar a safra.
Veja aqui a íntegra do Índice de Preços dos Supermercados (IPS) de outubro.
