Apesar da cautela do consumidor, associações que representam os varejistas estão otimistas e esperam uma aceleração das vendas no Natal 2012. No setor supermercadista, pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) aponta para um índice de grau de otimismo de 42%. O índice é medido anualmente entre representantes de supermercados sobre sua expectativa em relação a vendas, geração de empregos, taxa de inflação, entre outros fatores. Já, segundo o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), a projeção de crescimento real em dezembro no varejo é de 7,2%, frente ao um crescimento de 6,7% no mesmo período do ano passado. O crescimento deverá ser resultado da confiança do consumidor e facilidade de crédito, bem como pelos bons índices de emprego e expansão de redes de lojas.
Na Rede Covabra de Supermercados, que conta com 11 lojas e está presente em sete cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Itatiba, Leme, Limeira, Pirassununga e Rio Claro), as vendas de Natal devem ser impulsionadas pelo crescimento de 15% das bebidas e de 15% a 20% das carnes em geral. As carnes suínas deverão ter as vendas dobradas no período das festas e os itens da linha churrasco devem ter um aumento de 10% a 15%. Os cortes de carneiro devem crescer entre 15% e 20%. A novidade na categoria serão as aves congeladas temperadas e prontas para assar, em diversos sabores.
Outros destaques no período são produtos como kits de bebidas, com taças e copos diferenciados para presente e os panetones de marca própria. A Rede Covabra de Supermercados espera vender 40% a mais panetones produzidos em suas panificadoras do que no ano passado, frente a uma expectativa de crescimento de 9% de panetones de outras marcas. As frutas secas e castanhas devem crescer de 20% a 25%. De acordo com o diretor comercial da Rede Covabra de Supermercados, Adilson dos Santos, a expectativa positiva está relacionada à estabilidade econômica no Brasil e ao crescimento do poder de consumo da classe C.