O conselho de administração do Grupo Carrefour aprovou planos para dividir a rede popular Dia e também 25% da sua unidade imobiliária Carrefour Property, numa tentativa de tornar o grupo dinâmico e valorizar seus papéis no mercado de capitais. Por meio de um comunicado, o executivo-chefe da companhia, Lars Olofsson, disse que o objetivo das medidas é tornar o grupo mais focado em suas prioridades operacionais enquanto cria valor para os acionistas.
As decisões continuam sujeitas à aprovação dos acionistas na reunião geral anual do Carrefour, prevista para o dia 21 de junho, e na reunião geral da Carrefour Property, dois dias depois.
A divisão da rede Dia implica na transferência da unidade para uma companhia baseada na Espanha, seu mercado mais importante. Os acionistas receberão ações da companhia espanhola na mesma proporção que possuem da varejista francesa. A unidade tem operações independentes do grupo Carrefour, com sistemas de tecnologia separados e um canal de abastecimento próprio.
A rede Dia é a terceira maior varejista popular do mundo e tem posição de destaque em mercados emergentes. A empresa registrou uma receita anual entre 9 bilhões e 10 bilhões de euros no ano passado. Fora da Europa, a rede tem operação no Brasil, Argentina, Turquia e China. Analistas estimam que o valor da empresa gire em torno de 4 bilhões de euros.
Fonte: Reuters
