As varejistas francesas Carrefour e Casino devem apresentar esta semana vendas maiores para o terceiro trimestre, com investidores buscando pistas sobre a confiança dos consumidores em meio à lenta recuperação econômica.
Os dois grupos ainda enfrentam dificuldades em seu mercado doméstico, enquanto os consumidores gastam menos em função da crise, mas devem se beneficiar de forte desempenho em mercados emergentes na América Latina e na Ásia, além de efeitos cambiais positivos e fraca base de comparação com igual período do ano passado.
No Brasil, a rede Casino detém 36,7% do capital total do Grupo Pão de Açúcar, cujas vendas líquidas totalizaram R$ 6,98 bilhões no trimestre encerrado em junho. Já o Carrefour, por não ter capital aberto no Brasil, não divulga dados de vendas no país. Entretanto, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a rede supermercadista teve receita de R$ 25,6 bilhões em 2009.
O Carrefour deve registrar um aumento de 6,2% nas vendas do terceiro trimestre, somando 25,52 bilhões de euros, segundo pesquisa da Reuters com 12 analistas. No mês passado, a varejista anunciou um plano de 1,5 bilhão de euros para reformular sua rede europeia de hipermercados. O plano para hipermercados integra uma estratégia de três anos do Carrefour, que prevê economia de custos de 4,5 bilhões de euros, principalmente no mercado europeu.
Fonte: Reuters
