Os postos de combustíveis expandem, aos poucos, o seu grau de importância dentro das redes varejistas. No Carrefour, que iniciou essa atividade no País em 1994, os postos já respondem por 7,3% do seu faturamento, movimentando aproximadamente R$ 1 bilhão. Tanto a rede francesa quanto o Grupo Pão de Açúcar demonstram disposição para disputar um mercado que movimenta R$ 154 bilhões por ano, de acordo com dados da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes).
O negócio ainda é tido como um serviço oferecido para o cliente, ao lado de outros como drogarias, agências de turismo, revelação digital de fotos, mas não apenas isso: há experiências que as duas companhias vêm realizando de abertura de postos de rua. O Carrefour já conta com 11 dos seus 75 postos funcionando independente das lojas, e no Pão de Açúcar, são dois, mas um faz parte de uma experiência que a empresa afirma que pode multiplicar. O posto, localizado no bairro Tatuapé – zona leste da capital paulista – conta com uma loja de conveniência no formato Extra Perto.
Fonte: Jornal Gazeta Mercantil