O Carrefour passou a integrar a Global Forest Watch (GFW), renomada rede global de defesa florestal com diversos parceiros ao redor do mundo. Por meio de um novo sistema de monitoramento via satélite, a organização oferece às empresas dados de mapeamento das áreas de floresta, sendo possível acompanhar on-line a evolução do desmatamento ou recuperação de áreas verdes.
Dessa forma, a ferramenta auxilia os parceiros da GFW a selecionar e gerir os fornecedores, principalmente em áreas consideradas de risco, o que evita a realização de negócios com empresas vinculadas ao desmatamento ilegal e estimula agropecuária sustentável.
Além de compartilhar as próprias informações com a organização e demais parceiros, o Carrefour utilizará os dados desse sistema na gestão de parceiros e fornecedores no Brasil, sendo que as informações sobre as demais zonas monitoradas também poderão ser acessadas por outras operações da companhia ao redor do mundo. A nova ferramenta foi anunciada no Fórum Econômico Mundial, realizado recentemente em Davos, na Suíça.
“Por meio dessa nova parceria, contamos com mais um eficiente instrumento de monitoramento e controle, que identifica as causas da perda de biodiversidade, como desmatamento e emissões de CO2, especialmente no Brasil. A luta contra o desmatamento é um desafio coletivo e a rastreabilidade passa a ser uma ferramenta fundamental para encontrar soluções e promover mudanças reais”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.
Mais informações em: www.carrefour.com.br.