O grupo Carrefour expõe desde sábado (7 de junho), nas lojas de São Paulo e Paraná, as sacolas reutilizáveis ao preço de R$ 2,99. O objetivo é reduzir em pelo menos 10% a quantidade de sacolas plásticas consumidas ao longo do ano. Até o final de 2008, 600 mil unidades estarão nas lojas de todo o País. A unidade Pamplona, na capital paulista, foi a primeira loja a adotar o projeto-piloto, em outubro do ano passado.
O gerente de custo de distribuição, também membro do Comitê de Sustentabilidade da rede francesa, Carlos Luccas, afirma que as novas sacolas, de cor verde e estampa com detalhes de gotas de água e folhagens, são uma forma de contribuir com a preservação ambiental. Feita com polipropileno, a novidade tem capacidade para acondicionar 35 quilos de produtos, ao contrário dos sacos plásticos, que comportam apenas cinco quilos e demoram décadas para se decompor junto ao solo.
Para estimular os clientes a adotarem o uso dessa alternativa ecologicamente correta, a rede irá investir em uma campanha de conscientização, que contará com material de ponto de venda, filmes na TV Carrefour e tablóides de ofertas.