O Grupo Carrefour já está preparado para atender a principal data do calendário varejista: a expectativa é que o Natal de 2009 seja o melhor dos últimos cinco anos, com destaque para as vendas de presentes. A empresa prevê um crescimento de até 20% nas vendas de eletroeletrônicos em relação ao ano passado. Entre os destaques da área, netbooks, notebooks e TVs de LCD.
“Acreditamos que o consumo irá aumentar em volume e qualidade, com os clientes procurando também itens de maior valor agregado”, avalia o diretor de não-alimentos da rede, Karim Nabi. Entre os fatores para o cenário otimista estão o fim da crise econômica, a manutenção da isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em eletro e também o 13º salário, que aumentam a percepção de confiança do consumidor neste final de ano.
Entre os produtos de Bazar, a categoria de brinquedos tem previsão de crescimento de 20% em relação a 2008, com destaque para as linhas interativas e pelúcias. Já em relação aos alimentos, produtos tradicionais no Natal do brasileiro, como uvas passas, ameixas, nozes e amêndoa, ficaram com preço mais acessível este ano devido à queda do dólar. No açougue, a expectativa é de alta de 15% nas vendas, com principais apostas nas aves especiais e perus.
