O Carrefour SA, segunda maior rede varejista do mundo, anunciou que Pierre-Jean Sivignon substituirá Pierre Bouchut como diretor de finanças. Sivignon, de 54 anos, assumirá o cargo em 1º de setembro, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (5 de agosto) pelo Carrefour. Bouchut comandará a divisão de mercados de crescimento, a partir de novembro, substituindo Thierry Garnier, que assumirá um cargo não especificado.
Neste ano, Sivignon havia renunciado como diretor de finanças da Royal Philips Electronics NV, quando a empresa holandesa trouxe um novo executivo-chefe. Durante seu trabalho no cargo, a empresa fabricante de lâmpadas e aparelhos de DVD mais do que triplicou seu caixa, de acordo com números de outubro. Sivignon trabalhou para reduzir a base de custos fixos da companhia em mais de 700 milhões.
As ações do Carrefour, com sede em Levallois-Perret, perto de Paris, fecharam em baixa de 3,5%, cotadas a 18,57, na sessão em Paris, o que confere à empresa valor de mercado de 12,6 bilhões. No ano, os papéis acumulam desvalorização de 31%, em meio aos problemas enfrentados pela rede de supermercados para crescer.
Sob o comando do executivo-chefe Lars Olofsson, o Carrefour vem remodelando suas maiores lojas e lançando mais produtos de marca própria, além de reduzir preços, para tentar revitalizar as vagarosas atividades na França. Ao mesmo tempo, também luta para encontrar oportunidades de crescimento em mercados, como o Brasil. Neste mês, a empresa desmembrou-se do Dia%, sua rede de supermercados de baixos preços.
Em 13 de julho, o Carrefour, líder no varejo na França, anunciou vendas abaixo do esperado por analistas no segundo trimestre e informou que o lucro operacional do primeiro semestre caiu 23%, afetado pela perda de participação em seu mercado doméstico. Bouchut está no Carrefour desde 2009, vindo da Schneider Electric.
Fonte: Bloomberg
