O Carrefour vendeu sua operação na Colômbia para a chilena Cencosud por 2 bilhões de euros, ou cerca de US$ 2,5 bilhões. O valor do negócio surpreendeu positivamente. As estimativas dos analistas apontavam para algo em torno dos 1,4 bilhão de euros. Com a notícia, as ações do Carrefour subiam mais de 6% no pregão francês na manhã do dia 19 de outubro, na contramão do mau humor que domina as bolsas europeias.
A Cencosud está se expandindo de forma agressiva na América Latina, com a compra de diversos varejistas de pequeno e médio porte no Brasil nos últimos cinco anos. Além do mercado brasileiro, a empresa tem forte presença no Peru. Na Colômbia, sua participação ainda é tímida.
A companhia financiará a aquisição com um empréstimo de US$ 2,5 bilhões do banco J.P. Morgan, segundo comunicado divulgado no dia 19. “Essa transação está em linha com a nova estratégia do grupo de focar em regiões e países nas quais temos, ou almejamos ter, uma posição de liderança”, informou o Carrefour em nota. Presente na Colômbia desde 1998, a varejista francesa opera 72 hipermercados, 16 lojas de conveniência e 4 lojas no formato “pegue e leve” no país. As receitas, excluindo as vendas de combustível, foram de 1,5 bilhão de euros nos 12 meses encerrados em junho.
Fonte: Valor Econômico