Apesar do aquecimento da economia brasileira, com aumento do consumo, grandes redes varejistas como Carrefour, Walmart e Pão de Açúcar estão reformulando negócios no país para melhorar o desempenho.
O Carrefour informou que decidiu ter um novo time de gestão e fazer uma análise rigorosa de sua operação. Em julho, o grupo trocou o comando no Brasil. Nomeou presidente Luiz Fazzio, no lugar de Jean Marc Pueyo. Nos últimos meses, cinco executivos foram demitidos.
A empresa disse que, para dar suporte à nova diretoria, foi contratada uma ampla auditoria externa, coordenada pela KPMG, que deve terminar até o fim do ano.
O Carrefour projeta perdas de 180 milhões (R$ 420,6 milhões) neste ano no país, relacionadas à necessidade de provisões para cobrir, por exemplo, litígios tributários e baixas contábeis.
Preocupações com a rentabilidade também foram apontadas por analistas para a saída, há cerca de um mês, de Héctor Nuñez da presidência do Walmart no Brasil.
O executivo deixou a subsidiária do país para chefiar a operação do sul dos EUA. No lugar de Nuñez, assumiu Marcos Samaha.
E mesmo o Pão de Açúcar, que teve aumento de 16% nas vendas no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o resultado do mesmo período de 2009, também passou por mudanças recentes, em busca de mais agilidade nas decisões.
No início do mês passado, a rede anunciou que as diretorias foram divididas em seis áreas: varejo de alimentos, “atacarejo”, eletroeletrônicos, negócios especializados (drogarias, postos de combustível e área imobiliária), comércio na web e FIC (financeira).
Fonte: Folha de S. Paulo
