Um carrinho de supermercado ´inteligente´ está cotado a se transformar em arma contra a obesidade.
O Instituto de Distribuição de Alimentos Britânico apresentará oficialmente o carrinho de supermercado inteligente. O carrinho foi criado por especialistas em tecnologia que há muito tempo estudam os hábitos alimentares e buscavam uma solução para orientar o consumidor a respeito de alimentos saudáveis. Ele possui um sistema de alerta que mostra uma mensagem em sua tela assim que for colocado algum produto rico em gordura, açúcar ou sal em seu interior. No futuro, a tela informará ao consumidor os componentes nutritivos do produto, o país de origem e a possibilidade de reciclagem da embalagem.
No momento em que o consumidor introduzir seu ´cartão de fidelidade´ no supermercado onde faz suas compras, o carrinho terá acesso ao banco de dados do cliente, onde constarão as informações se ele é solteiro, casado ou quantas vezes faz compras por semana.
Além disso, ao registrar informações sobre visitas anteriores, levará o cliente às gôndolas que estão de acordo com suas preferências e necessidades, e também mostrar as ofertas disponíveis para o produto.
Um estudo do setor de supermercadista mostrou que 70% dos clientes não se sentem invadidos que os estabelecimentos possuam informações pessoais sobre suas compras, e ressaltam que estes dados podem instruí-los no momento de optar por produtos saudáveis.