Números divulgados incluem vendas de novembro e dezembro do Assai
Encerrado o mês de dezembro, o Grupo Pão de Açúcar, com ações negociadas na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e na NYSE (New York Stock Exchange – Bolsa de Valores de Nova York) divulgou seus resultados, conforme exigência da legislação societária.
No ano de 2007, incluindo as vendas de novembro e dezembro de Assai, o Grupo registrou faturamento bruto de R$ 17,642,0 milhões e as vendas líquidas totalizaram R$ 14.902,3 milhões, representando crescimentos de 7,1% e 7,4%, respectivamente, em comparação ao ano anterior. As vendas brutas no conceito ‘mesmas lojas’ apresentaram desempenho de 2,8% no ano, enquanto as vendas líquidas cresceram 3,4%.
No balanço do 4º trimestre, as vendas brutas Grupo cresceram 10,6%, alcançando R$ 5.136,9 milhões e as vendas líquidas totalizaram R$ 4.328,2 milhões, valor 9,8% superior em relação ao mesmo período de 2006. Nesses números já estão incluídas as vendas de novembro e dezembro das lojas Assai (venda bruta de R$ 233,9 milhões e venda líquida de R$ 200,2 milhões). O crescimento no conceito ‘mesmas lojas’ no 4º trimestre foi de 1,0% para o Grupo e 1,4% para a marca Assai.
No mês de dezembro, as vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar apresentaram crescimento de 7,7% em relação a dezembro do ano anterior, totalizando R$ 2.024,3 milhões. Já as vendas líquidas atingiram R$ 1.697,8 milhões, um aumento de 8,1% no período.
Entre as bandeiras do Grupo, os destaques do mês foram os supermercados CompreBem e Pão de Açúcar, sendo que este último apresentou o melhor desempenho do ano, com crescimento de vendas acima da média da empresas nos últimos 12 meses. A bandeira Sendas, que vinha apresentando resultado negativo no Rio de Janeiro, encerrou dezembro com crescimento.
No conceito ‘mesmas lojas’, o Grupo Pão de Açúcar registrou em dezembro crescimento de 3,5% nas vendas brutas e 3,9% nas vendas líquidas. A categoria perecíveis, com crescimento de 4,3% no mês, contribuiu para o bom resultado da venda de alimentos, com 3,2% a mais.
O destaque em dezembro foi, mais uma vez, a categoria bazar (Mundo Casa), que registrou crescimento na casa dos dois dígitos.