O presidente e fundador do Grupo varejista Cencosud, Horst Paulmann, falou sobre os novos rumos da empresa nesta segunda-feira (26 de setembro), em Salvador (Bahia). De acordo com o empresário, o foco é o crescimento orgânico e o fortalecimento das bandeiras já existentes. “O país é imenso, há muito espaço para crescer. Estamos felizes de estar aqui e, especialmente, no Nordeste, uma das regiões de maior crescimento do país, com bons indicadores e mercado forte”, disse. No primeiro semestre, o faturamento do grupo no Brasil foi de R$ 3 bilhões.
A inauguração de novas lojas em cidades médias e pequenas é também uma das estratégias de desenvolvimento. “Temos visto que expandir para cidades menores é um passo bem sucedido porque é sempre mais difícil competir em cidades grandes como São Paulo, por exemplo”, falou. Para Paulmann, não basta ter como alvo apenas o público das classes C, D e E. Ele diz que o grupo quer atingir todas as classes. “Não há limites para a expansão porque temos confiança de que o Brasil vai seguir crescendo.”
Questionado sobre o motivo da vinda ao país, ele explicou que todo ano vem ao Brasil e se reúne com gerentes das lojas. “Para o sucesso de um negócio é preciso estar perto do cliente, a equipe precisa saber que estamos juntos, e também é uma forma de ir apreendendo o máximo da cultura do país”, ensinou. Ele explicou que a proximidade entre o Chile, sede do grupo, e o Brasil, é um elemento facilitador. “Temos uma vantagem em relação a redes cuja matriz está nos Estados Unidos ou na Europa. Somos vizinhos, é mais fácil acompanhar de perto o que se passa.”
Cencosud
A rede está no Brasil desde 2007 por meio das bandeiras GBarbosa, Perini, Mercantil Rodrigues e Bretas. É um dos principais grupos de varejo da América Latina, presente também na Argentina, Chile, Colômbia e Peru.
Legenda da foto acima: Daniel Rodriguez e Horst Paulmann durante coletiva de imprensa em Salvador
