O Cencosud SA (NYSE: CNCO), um dos principais grupos varejistas da América Latina, com presença em cinco países, anunciou os resultados financeiros consolidados do terceiro trimestre de 2015. Todos os valores estão em CLP (pesos chilenos).
As receitas da Cencosud mantiveram um forte desempenho, registrando um aumento de 2% no terceiro trimestre e 3% no acumulado do ano, chegando a 7.942.483 milhões de CLP.
Cencosud continuou a desenvolver o seu programa de eficiência focado no aumento de margens, que está começando a se traduzir em um melhor desempenho das unidades de negócios.
Na mesma linha, durante o período, foram feitos avanços no processo de incremento da eficiência nas lojas menos rentáveis; houve decisão pela venda de 39 farmácias na Colômbia; e a Diretoria Executiva da Cencosud aprovou a continuidade do projeto de eventual abertura dos centro comerciais na bolsa de valores, para o qual designou bancos de investimentos na estruturação da operação.
O EBITDA ajustado cresceu 15%, alcançando $ 137.546 milhões no terceiro trimestre. Eliminando os efeitos não recorrentes associados ao plano de eficiência, a margem EBITDA ajustado no terceiro trimestre expandiu 6,4%, alcançando $ 172.012 milhões.
Durante o terceiro trimestre, independentemente de melhorias operacionais e de eficiência, o lucro foi impactado por encargos não recorrentes, que se originaram em danos, provisões para obsolescência e, principalmente, pelo efeito da desvalorização do peso chileno na dívida em dólares. O utilitário da empresa durante o período foi de $ 29.902 milhões, enquanto o resultado acumulado para o terceiro trimestre do ano é $ 28.220 milhões.
Receita da divisão no terceiro trimestre:
Enquanto a receita na Divisão Supermercados no terceiro trimestre diminuiu 3% ($ 1.967.123 milhões) como resultado da desvalorização do peso colombiano e do real em relação ao peso chileno, frisou o funcionamento da cadeia Prezunic no Brasil, que alcançou SSS (Same Store Sales) positivo pela primeira vez em cinco trimestres. Além disso, o desempenho da operação na Colômbia, que alcançou SSS positiva de 4,2%, foi o maior desde a aquisição da subsidiária.
A receita da Divisão de Home Improvement cresceu 21%, atingindo $ 360.823 milhões. A Cencosud mostrou crescimento significativo na Argentina, que subiu 34,1%.
A receita da Divisão Lojas de Departamentos totalizou $ 232.703 milhões com o crescimento, atingindo 9,4%. Este crescimento foi liderado pelo maior lucro operacional registrado no Peru (64,2%), impulsionado por três aberturas comparado ao ano anterior, e SSS de 9,5%, continuando a tendência observada durante o ano. No caso do Chile, destaque para o SSS de 6,4% e expansão na margem EBITDA, melhorando a gestão de inventário.
No Divisão Shopping Centers, a receita subiu 22%, para $ 63.050 milhões. Destaque para um bom desempenho das condições comerciais no Chile e na Argentina, apesar do aumento de gastos em contribuições no Chile devido à reforma tributária.
A Divisão de Serviços Financeiros diminuiu 44% (atingindo $ 45.640 milhões). Resultado da parceria entre o Scotiabank e Cencosud para o negócio de varejo financeiro no Chile, no terceiro trimestre de 2014, na divisão de Serviços Financeiros, incluindo a operação “linha a linha” (que se encontra consolidada e, em seguida, descontinuada); no entanto, no 3T15, 49% da renda foi incluída em “Resultado de Associados”. Destaque para a contribuição do negócio no Brasil, que aumentou 98,5%, como resultado de um melhor desempenho da carteira em relação ao ano anterior, como consequência de melhoria e consolidação da gestão de risco global nos últimos dois anos.
Sobre o Grupo Cencosud
Líder em vendas na América Latina e quarto maior varejista do Brasil, o Grupo Cencosud opera no país com mais de 220 lojas e 30 mil colaboradores, estando presente em oitos estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe) por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues.