O grupo chileno Cencosud planeja abrir nos próximos três anos no Brasil 30 novas lojas – 10 por ano – da rede Bretas, cuja aquisição foi anunciada no sábado (16 de outubro) por cerca de US$ 800 milhões. O anúncio foi feito por Pablo Castillo, gerente corporativo do Cencosud, um dos principais grupos de varejo da América do Sul, com presença no Brasil, Chile, Argentina, Peru e Colômbia. No final de 2007, o grupo já havia comprado a rede GBarbosa, que atua nos Estados de Sergipe, Aracaju, Alagoas e Bahia.
Controlado pelo empresário Horst Paulmann, o Cencosud possui os hipermercados Jumbo e os supermercados Santa Isabel no Chile, o Disco na Argentina, as lojas de móveis Easy em Chile, Argentina, Colômbia, entre outros estabelecimentos comerciais.
A rede Bretas possui atualmente 62 unidades e suas vendas anuais chegam a cerca de US$ 1,5 bilhão anuais, montante similar ao do GBarbosa. “No ano que vem, o Chile vai representar para o Cencosud um terço das vendas; Argentina e Brasil 27 ou 28% cada um; e Peru 11%”, destacou Castillo. Ele ressaltou que o Brasil é o maior mercado da América Latina, motivo pelo qual o grupo que expandir os negócios no País.
A operação de compra das lojas do Bretas incluiu ainda dez postos de combustível controlados anteriormente pela empresa mineira. Segundo o ex-presidente da rede, Estevam Duarte de Assis, a marca Irmãos Bretas será mantida, assim como os 12 mil funcionários, os fornecedores e o plano de expansão previsto para ser concluído ainda em 2010.
Fonte: UOL Economia
