Empresários de pequenos supermercados do leste do Estado de Minas Gerais uniram-se e criaram a central de negócios Rede Via Real, com o objetivo de ampliarem o poder de compra e aumentarem as vendas em até 20%. O grupo, formado por 20 supermercados dos municípios de Ferros, Dores de Guanhães, Guanhães, Sabinópolis, Materlândia, Divinolândia, São João Evangelista, São Pedro do Suaçuí e Santa Maria do Suaçuí, adquiriu com a união um mix maior de produtos, por um preço mais acessível.
Segundo o presidente da rede, Cleudes Eustáquio Ferreira, em 2009 o grupo obteve um faturamento de R$ 33 milhões. Para ele, o resultado positivo é baseado na atuação conjunta dos empresários em busca de fornecedores diversificados, produtos de qualidades e com bons preços para revenda. “Alguns fornecedores se negavam a ir até nossos supermercados. A partir do momento em que nos unimos, eles vieram nos procurar e agora podemos negociar”, ressalta.
Outra medida tomada pelos empresários foi a mudança de layout dos estabelecimentos e a troca dos mobiliários para dar mais visibilidade aos produtos comercializados. Conforme Ferreira, em dois anos o investimento em infraestrutura chegou a mais de R$ 2 milhões. A próxima ação será a implantação de um cartão fidelidade que irá oferecer melhores condições de crédito para os clientes e a garantia do pagamento das vendas aos empresários.
Fonte: Agência Sebrae
