O presidente da APAS João Galassi recebeu nesta terça-feira (13 de setembro) na sede da entidade o CEO do IGA, Inc. Mark Batenic e o presidente & CEO do IGA Coca-Cola Institute, o brasileiro Paulo Goelzer. Batenic fez escala no Brasil especialmente para a reunião na APAS e almoço com o Galassi, pois está a caminho da China, onde deverá estruturar uma central IGA para ser o elo entre as 17 grandes redes filiadas à empresa no país. Goelzer tem compromisso na APAS amanhã (dia 14), quando fará palestra na abertura do evento das Centrais de Negócios.
Batenic falou sobre a filosofia do IGA, centrada nos negócios familiares e no empreendedorismo em todo o mundo, com acesso às comunidades, valorizando a educação e a capacitação das pessoas como instrumentos fundamentais para o desenvolvimento do varejo. Ao ser questionado sobre a importância do Brasil nos negócios do IGA, Batenic destacou o grande potencial do país, uma vez que é uma das grandes nações em desenvolvimento no mundo, com uma agricultura bastante forte e moderna e, ao mesmo tempo, com grande possibilidade de negócios familiares.
O Grupo IGA é formado pela IGA, Inc, IGA Global, IGA EUA e Instituto IGA Coca-Cola. As maiores concentrações da bandeira IGA estão hoje na China, com 1.800 lojas, Austrália, com 1.500, e nos Estados Unidos, com 1.200. Ao todo, o grupo tem 5.000 lojas associadas em 30 países, incluindo Canadá, ilhas caribenhas, Japão, Coréia do Sul, Filipinas, Rússia e África do Sul, entre outros. No mix de perfil de lojas, estão grandes, médias e pequenas e até hipermercados em diferentes variações do varejo alimentar.
Galassi quis saber dos benefícios que a bandeira IGA agrega ao negócio do setor supermercadista e Batenic explicou que a força da marca IGA exerce grande poder na mesa de negociações, mas que há campanhas promocionais conjuntas e cerca de 2.000 itens de marca própria, que proporcionam melhor rentabilidade. Destacou que há um padrão de qualidade desenvolvido para as empresas que se tornam membros e que são feitas quatro inspeções ao longo ano. A cada inspeção, feita sem aviso, o associado IGA recebe uma pontuação que varia de uma a cinco estrelas, e que estará disponível no site em menos de 24 horas.
Quando a pontuação não atende aos requisitos de qualidade, o grupo de cada país define um critério mínimo para o descredenciamento, pois temem que a baixa qualidade comprometa a imagem dos demais associados.
Hoje a APAS é parceira do Instituto IGA Coca-Cola, de quem conseguiu, por meio da Femsa, a “tropicalização” dos cursos de treinamento online com foco nas operações do varejo. Batizada de E-Super, os cursos são ministrados pela web, não havendo necessidade do funcionário se ausentar da loja. Mais de 60 empresas já aderiram.
Participaram do encontro, além do presidente Galassi e dos executivos do IGA, o superintendente da APAS Carlos Corrêa e os gerentes da entidade Joaquim Ferreira (Comunicação), Cintia Merighi (Treinamento da Escola APAS) e Fabiano Benedetti (Marketing).
Legenda da foto acima: Paulo Goelzer, presidente e CEO do IGA Coca-Cola Institute; o presidente da APAS João Galassi e Mark Batenic, CEO do IGA, Inc.
João Galassi (ao centro), o gerente Fabiano Benedetti, o superintendente Carlos Corrêa, o gerente Joaquim Ferreira, os executivos Paulo Goelzer e Mark Batenic e a gerente Cintia Merighi