Colocar o cliente no centro do organograma. Este é um dos segredos de uma gestão empresarial de sucesso revelado por César Souza, um dos palestrantes mais requisitados do Brasil, que se apresentou no dia 12 de maio no bloco de palestras motivacionais, no 26º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, realizado pela APAS. Numa pesquisa que realizou recentemente com 1.065 líderes, 63% apontam para uma escassez de lideranças no mercado, mas esperam crescer mais de 10% em 2010.
“Num mercado de consumidores diversificados, as empresas devem entender, atender e oferecer aos seus clientes o que desejam com inovação, transformando idéias criativas em algo de valor”, explica.
Um dos pontos importantes é traduzir os atributos da marca em comportamento dos colaboradores na linha de frente. É preciso ainda mobilizar as equipes em torno de uma causa, e não somente uma meta. “Um dos grandes erros é focar as ações em rentabilidade. O papel dos líderes é laçar o neo consumidor, cuidando-o sempre, fazendo o combinado, mantendo o foco e sendo rápido. É preciso ter paixão pelo que se faz e transmitir isso às equipes”, completa.
