Um levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com a Nielsen, empresa especializada em pesquisas, apontou desaceleração no crescimento da cesta de produtos no primeiro semestre deste ano. Embora 2011 tenha fechado com alta de 2,1%, o crescimento do ano anterior havia sido maior, com índice de 6,1%.
A categoria de perecíveis teve o crescimento mais expressivo em 2011, com elevação de 5,9%. No primeiro semestre de 2010, no entanto, a alta registrada foi de 8,5%. Bebidas também apontou desaceleração expressiva. Enquanto no primeiro semestre de 2010 a categoria Bebidas Alcoólicas cresceu 9,6%, de janeiro a junho de 2011 a alta foi de 1,6%. Já Bebidas Não-Alcoólicas, que no mesmo período de 2010 cresceu 9,9%, em 2011 registrou 3%.
“Vale ressaltar que 2010 foi um ano em que o desempenho do comércio varejista, e, em especial dos supermercados, apontou crescimento expressivo em decorrência do comportamento favorável do emprego e da renda da população. Esses fatores impactaram de maneira positiva no consumo. Ademais, a base de comparação entre 2010 e 2009 foi influenciada pela crise ocorrida entre 2008 e início de 2009. Por isso, a desaceleração já era esperada e sinaliza para um crescimento mais condizente com a evolução da economia brasileira”, analisa o vice-presidente e diretor de Economia da APAS, Martinho Paiva Moreira.
