O peru e a cerveja, tradicionais produtos para a ceia de Ano-Novo, prometem dar lugar aos itens mais sofisticados na mesa do brasileiro. De acordo com o vice-presidente e diretor de Comunicação da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Orlando Morando Júnior, os preços do champanhe e das frutas secas estão até 10% menores nos supermercados neste ano devido à desvalorização do dólar em relação ao real.
“Este está sendo o ano dos importados na mesa do brasileiro”, afirma Morando. Os espumantes, como a cidra, sempre tiveram um consumo em massa. Neste ano, além da safra ter sido boa no Brasil e no exterior, o dólar em queda ajudou na redução dos preços.
Além dos importados, os complementos de mesa também estão mais baratos, sobretudo os variados tipos de carne. Em 12 meses, o preço do frango caiu em média 6,13%; o lombinho de suíno ficou 8,87% mais barato no período; e o preço do pernil de suíno caiu 6,57%.
Apesar de a carne vermelha ter registrado alta de quase 60% neste ano, a tendência é que o churrasco do brasileiro fique mais barato no carnaval, com a melhora da oferta de boi e a diminuição no consumo, segundo Morando.
