As cidades do estado de São Paulo começam a se posicionar em relação ao expediente dos trabalhadores durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Na capital, o prefeito Fernando Haddad sancionou a Lei 15.996, que declara feriado municipal apenas na abertura do evento, no dia 12 de junho. Duas prefeituras de cidades da região de Araçatuba também se decidiram: Em Buritama, a administração municipal decretou ponto facultativo nos dias dos jogos e, em Penápolis, os servidores serão dispensados uma hora antes das partidas.
No dia 12 de junho, quinta-feira, será ponto facultativo em Buritama. Nos outros dois jogos da Seleção Brasileira na fase de grupos, dias 17 e 23 de junho, será ponto facultativo somente após as 13h. O decreto atinge todos os órgãos da administração municipal, menos as atividades consideradas essenciais, que continuarão funcionando normalmente, como limpeza pública, a prainha, creches, serviços de guarda e transporte e merenda escolar.
A justificativa da Prefeitura para declarar ponto facultativo é de que, nesses dias, todas as atenções estarão todas voltadas para os jogos. Já a prefeitura de Penápolis determinou que, nos dias de jogos do Brasil às 17h, o expediente será encerrado às 16h. Quando as partidas forem realizadas às 16h, os servidores serão dispensados às 15h. Assim como em Buritama, os serviços considerados essenciais não serão interrompidos.
Indefinição
Em Araçatuba, maior cidade da região, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que o expediente das repartições durante a Copa do Mundo ainda está sendo estudado. Em Abril, durante visita à Araçatuba, o presidente da APAS, João Galassi, sugeriu ao prefeito Cido Sério (PT) a adoção do ponto facultativo em vez do feriado.
Aproveitando a realização dos Eventos de Lançamento da Feira APAS 2014, em março e abril, o presidente João Galassi se reuniu com diversos prefeitos das cidades que sediam Regionais e Distritais da Associação para a entrega de ofício que sugere o ponto facultativo – e não feriado – nos dias dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol. A ideia foi bem aceita nas cidades de Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Votorantim, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Santos, São Vicente, Araçatuba e Marília. Em Sorocaba, o ponto facultativo foi confirmado por representantes da prefeitura.
“Durante a Copa já contamos com dois feriados oficiais, Corpus Christi, em junho, e a Revolução Constitucionalista de 1932, em julho. Por isso, seria muito melhor para o setor se os proprietários tivessem a liberdade de abrir nas datas e fecharem apenas durante o horário dos jogos da seleção”, afirmou o presidente da APAS, João Galassi.
Fonte: Folha da Região