Cerca de 85% dos consumidores com renda familiar mensal de até R$ 800 optam por pagamento em dinheiro quando vão fazer compras em supermercado, de acordo com uma pesquisa divulgada na semana passada pelo Instituto Fractal. O débito em conta-corrente e o cheque foram citados, respectivamente, por 13,6% e 0,2% dos entrevistados.
Segundo Celso Grisi, diretor presidente do instituto, a preferência pelo pagamento à vista pode estar relacionada à falta de acesso a outras opções, já que nem todas as famílias possuem integrantes com contas em banco e a conta-salário apresenta restrições. Além disso, para Grisi, a população de baixa renda “sente maior segurança no manuseio do orçamento” quando opta por pagar em dinheiro.
Outra forma de pagamento destacada pela pesquisa, que ouviu 2.960 pessoas em dez cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, foram os carnês, geralmente usados na compra de eletroeletrônicos.
Contas
“As prioridades das contas também foram questionadas, e todos os entrevistados alegaram que a preferência é a de água. Também há canais de pagamento favoritos, como casas lotéricas e agências bancárias”, disse Grisi.
Fontes: DCI e Diário do Grande ABC
